Cuidados ao visitar parques aquáticos durante a pandemia
As férias de verão chegaram e o momento pede diversão e descontração. Para aproveitar o momento e driblar o calor, muitas famílias vão a parques aquáticos. No entanto, a pandemia causou um certo receio de visitar estes locais.
Com a vacinação, os riscos de agravamento da doença diminuíram e a procura por parques do tipo aumentaram. Mesmo assim, medidas de proteção devem ser seguidas para garantir a segurança e bem-estar de todos.
Quer entender algumas estratégias para se prevenir da doença e, ainda sim, aproveitar as férias com a família? Então confira algumas dicas para se proteger e proteger os outros durante sua visita a um clube aquático.
Use máscaras em áreas fechadas
Usar máscaras nas piscinas é uma medida inviável. Aliás, a peça perde sua efetividade quando úmida. Por isso, use-as quando for entrar em locais mais fechados, como a bilheteria, restaurantes e banheiros.
Já a água das piscinas é tratada com cloro e outras substâncias para que se evite a proliferação de microorganismos. Além disso, o principal modo de infecção pelo vírus é por partículas contaminadas que estejam no ar. Portanto, não há necessidade de se preocupar com a contaminação através da água.
Faça distanciamento social no parque aquático
De acordo com a infectologista Melissa Medeiros, a medida mais importante quando for visitar um parque aquático no Brasil é manter o distanciamento social. Conforme as pesquisas, a principal forma de transmissão do coronavírus é por gotículas expelidas quando falamos, espirramos e tossimos. Com a distância apropriada, é possível que essas gotículas que estão no ar não cheguem até nós
Como o uso de máscara não é necessário na maior parte do tempo, o ideal é ficar a uma distância de dois metros das pessoas ao seu redor. Quando estiver em uma fila para alguma atração ou dentro das piscinas, sempre evite ficar próximo de pessoas que não são do seu convívio.
Não compartilhe óculos de natação e snorkels
Esses equipamentos que ficam muito próximos ao rosto nunca devem ser compartilhados. Isso se deve a uma possível infecção quando o vírus entra em contato com as mucosas — nariz, boca e olhos. Por isso, conscientize as crianças para que não dividam essas peças com mais ninguém.
Não visite o parque se estiver com sintomas gripais
Caso esteja sentindo algum sintoma característico de Covid-19, adie a sua visita ao parque aquático. A mesma atitude deve ser tomada caso tenha tido contato direto com alguém que testou positivo para o coronavírus.
Converse com os colaboradores do parque e explique a situação para tentar trocar os ingressos para outro dia. Além de proteger a si, é importante proteger as outras pessoas que estarão se divertindo no parque com você.