Saiba a importância do storytelling para o crowdfunding
Um bom texto é fundamental na hora de criar um financiamento coletivo. Afinal, é a partir desse elemento que as pessoas conhecerão o seu projeto, portanto, precisa ser objetiva, clara e atrair os usuários.
Por isso, saber as técnicas de storytelling é essencial para o sucesso da sua vaquinha online, então confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo.
O que é storytelling?
Em primeiro lugar, é importante entender qual é o conceito de storytelling que é basicamente a habilidade de contar histórias com enredo bem estruturado e uma narrativa envolvente.
Nesse sentido, é fundamental para o sucesso do crowdfunding que o leitor se envolva com a descrição da campanha, as histórias, sem apelação e, então, desenvolva uma conexão emocional.
Além disso, essa aproximação com os usuários é essencial para maior engajamento e divulgação do projeto, facilitando o aumento nas contribuições e, consequentemente, ajudando no alcance dos objetivos.
Importância da mensagem e do ambiente na vaquinha
Existem dois elementos essenciais no storytelling: mensagem e ambiente. Assim, esses aspectos facilitam a compreensão do leitor sobre a finalidade do seu site de doação.
O primeiro é quando falamos da mensagem ou história que precisa ser transmitida e apresentada ao público. Enquanto o ambiente é importante para os usuários visualizarem o cenário, espaço e tempo da história, buscando maiores conexões com a vaquinha.
Desse modo, esses dois elementos devem andar juntos, assim, um complementa o outro e deixa a descrição da sua campanha melhor estruturada.
Personagens e conflito: essenciais no storytelling da vaquinha!
O personagem é o protagonista, assim, é imprescindível para uma ótima história. Nesse sentido, é importante definir o protagonista do seu financiamento coletivo, ou seja, a pessoa que se tornará beneficiada ou que está criando a vaquinha.
Esse personagem é o que será responsável por retratar a sua jornada e transformações, buscando convencer o leitor a contribuir no crowdfunding.
Além disso, o conflito também é fundamental, nessa hora que será contado sobre os desafios que movem o protagonista, principalmente os motivos e superações que levaram a criação do site de doação.
O storytelling é uma maneira de contar a sua história de maneira estruturada e atrativa, portanto, investir nessa ferramenta pode ajudar no engajamento com as pessoas e no maior compartilhamento da sua campanha nas redes sociais. Por isso, investir nessa estratégia é essencial para os negócios!