Saiba qual o conceito por trás da palavra “polímero”

O conceito por trás da palavra “polímero” remete a um dos fundamentos essenciais da química e da ciência dos materiais. Polímeros são macromoléculas constituídas por repetições de unidades menores, chamadas monômeros, ligadas entre si através de ligações químicas. Essa estrutura em cadeia confere aos polímeros características únicas e propriedades diversas.

A palavra “polímero” deriva do grego, onde “poli” significa “muitos” e “meros” significa “partes”. Essa etimologia reflete a natureza dos polímeros, pois eles são compostos por inúmeras partes que se repetem ao longo da cadeia. Os monômeros podem ser iguais ou diferentes, e a sequência em que são dispostos determina a estrutura e as propriedades do polímero resultante.

Os tipos de polímeros

Existem diferentes tipos de polímeros, amplamente utilizados na indústria e na vida cotidiana. Os polímeros naturais são encontrados na natureza, como o DNA, a celulose e o látex. Já os polímeros sintéticos são fabricados pelo homem através de processos químicos em uma empresa de polímeros de engenharia. Exemplos comuns incluem o Durepol ®-PBT , o Nypol ® – PA , o  Petrotene ®– PP e o Therpol®.

As características

Uma das características marcantes dos polímeros é a capacidade de se moldarem e assumirem diferentes formas. Essa versatilidade é devido à flexibilidade das ligações químicas entre os monômeros. Os polímeros podem ser rígidos como um plástico duro utilizado em garrafas, ou mais “leves” como um plástico de embalagens.

As aplicações 

As propriedades dos polímeros podem ser adaptadas para atender a diversos setores como o agronegócio e o de transportes. Aditivos, como plastificantes e cargas, podem ser incorporados aos polímeros para modificar características como resistência mecânica, transparência, resistência ao calor e à abrasão. 

Além disso, sua capacidade de modificação permite a criação de uma ampla gama de materiais com propriedades específicas e os tornam úteis em embalagens, revestimentos, isolantes e até dispositivos médicos, eletrônicos e automotivos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *