Queijos e vinhos: como combinar?
Os dias mais frios e as quedas de temperatura são os momentos preferidos dos amantes de queijos e vinhos. Afinal, essa é a melhor estação para degustar esses dois sabores incríveis, que harmonizam super bem.
Apesar da grande popularidade dessa excelente combinação, muitas pessoas ainda possuem grandes dúvidas sobre os tipos de queijo ideais para combinar com bons vinhos.
É hora de receber os amigos em casa, escolher um bom vinho e excelentes opções de queijo para degustar. Confira as principais dicas de como combinar queijos e vinhos e conheça os tipos de queijos ideais.
Como escolher o queijo ideal para comer com vinho?
A dica mais importante é procurar um equilíbrio entre acidez, tanino e o corpo do vinho e, a gordura e consistência dos queijos.
As qualidades e sabores de ambos devem ser ressaltadas, criando um “terceiro sabor”, que consiste no complemento dos sabores.
É fundamental que a densidade e a intensidade dos dois sejam equivalentes ou equilibradas, para garantir que os sabores não se anulem.
Por exemplo, queijos moles e leves combinam com vinhos suaves, enquanto os queijos de textura dura são excelentes com vinhos mais encorpados.
Enquanto isso, os queijos que possuem alto teor de sal devem ser combinados com vinho branco e nunca com vinho tinto.
Tipos de queijo e vinhos que combinam
Agora que você já conhece as principais dicas para garantir que as bebidas e queijos harmonizem bem, confira algumas combinações infalíveis!
Escolha as opções de queijos e vinhos para adquirir no seu fornecedor atacado e surpreenda a família ou amigos com uma excelente tábua de queijos.
Queijo Brie
O queijo Brie é um queijo nobre de massa cremosa e que possui um sabor parecido com o sabor das nozes. Por ser um queijo feito com leite de vaca, combina muito bem com vinhos brancos e vinhos tintos mais leves.
Queijo Provolone
Entre os queijos mais consumidos do mundo, o queijo Provolone é um queijo de massa filada.
Por esse motivo, para equilibrar gordura e acidez, a melhor opção para uma boa harmonização é o vinho tinto de corpo leve ou médio.
Queijo Gorgonzola
Um dos queijos mais antigos do mundo, o queijo Gorgonzola é feito de leite de vaca, possui uma massa cremosa, macia, quebradiça e com fungos azul-esverdeados.
O sabor do queijo Gorgonzola é muito intenso, dessa forma, para harmonizar os sabores, a dica é procurar um vinho tinto ou bebidas alcoólicas mais encorpadas.
Queijo Gruyère
Base das clássicas receitas de fondue de queijo, o queijo Gruyère é levemente duro, possui sabor de castanhas e nozes, além de possuir uma alta quantidade de sal, que causa impacto direto na escolha do vinho.
Para criar uma excelente combinação, o vinho mais indicado é o tinto seco.