Tipos de controles remotos industriais
A modernização industrial trouxe grandes benefícios relacionados à otimização das linhas de produção. Principalmente, impulsionando a produtividade e reduzindo o nível de falhas. Um dos equipamentos mais úteis dessa evolução são os controles remotos industriais, capazes de tornar as operações mais práticas, fáceis e seguras.
Seu uso se dá em empresas que trabalham com processos que demandam o levantamento de carga e ações perigosas para o funcionário. Vamos entender melhor sobre esses dispositivos?
Categorias de controladores e como funcionam
No mercado industrial, existem distintos tipos de controladores, como os chamados joystick, sem fio ou botoeira. Independente do modelo, todos buscam otimizar os procedimentos da operação, sem causar dificuldades para quem os manuseia.
O controle remoto para ponte rolante, exemplificando, proporciona facilidade para o trabalhador levantar e movimentar uma carga pesada. Sem precisar ir à cabine.
Entre as opções, as principais são os controles remotos industriais para monovias, talhas, gruas, pórticos e áreas classificadas. Para cada aplicação, há especificações do equipamento, sendo assim, é importante se atentar às suas necessidades e à pesquisa dos modelos.
As vantagens que os controles industriais acarretam
O acionamento do controle remoto industrial, assim como de outros aparelhos como o anemômetro, acarreta inúmeras vantagens para as indústrias. Podemos citar, de maneira geral, os seguintes benefícios:
- Segurança de distância
Controles remotos industriais para pórticos rolantes e para máquinas que trabalham com cargas pesadas reduzem o risco de acidentes. Afinal, o operador consegue mover os itens dentro de uma distância segura, o que eleva a qualidade do serviço.
- Aumento do campo de visão
Como o operador está a uma determinada distância da carga, seu campo de visão é maior. Isso traz resultados excelentes.
- Produtividade
Devido à rapidez, facilidade, praticidade e eficiência que oferece, os controles remotos industriais promovem um ganho relevante de produtividade.
Cuidados com a compra do equipamento
Bom, após entender a funcionalidade e os benefícios dos controladores, é interessante ter cautela no momento de comprar o equipamento. É de extrema importância, para evitar dores de cabeça, que você opte por marcas reconhecidas no mercado. Além de priorizar produtos de qualidade, como o controle remoto ikusi.
Esse desenvolvimento do meio industrial teve uma alavancada na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Desde então, foram sendo criados dispositivos simples e semiautomáticos e, posteriormente, os sistemas se automatizaram por completo. Quem ganha é a sociedade!