Tudo o que você precisa saber sobre a graduação em economia

Para os amantes da área humanística, a economia está quase no topo da lista de “graduações para fazer”. Quem se interessa por política, o curso de economia é um dos mais visados. Não à toa, já que a área é bastante próspera.

Neste artigo, você saberá de tudo o que precisa sobre a graduação nesta profissão. Confira! 

Economia

Também conhecida como Ciências Econômicas, a área da Economia habilita os estudantes a ficarem a par das tendências econômicas mundiais e nacionais. 

Os economistas são responsáveis por estudar as oscilações de produção e as variações do mercado. Com base nisso, eles elaboram estratégias e fazem projeções para um futuro próspero no setor da economia. 

Há algumas áreas que estão implicitamente ligadas à Economia, como Comércio Exterior, por exemplo, mas nada lhe impede de fazer uma faculdade de engenharia química, se assim desejar.

Principais áreas de atuação

Assim como um curso de engenharia ambiental, as áreas de atuação de um profissional formado em Economia são múltiplas. Veja: 

  1. Comércio Internacional;
  2. Economia Agroindustrial;
  3. Economia Ambiental;
  4. Mediação e arbitragem;
  5. Mercado Financeiro;
  6. Perícia;
  7. Pesquisa;
  8. Planejamento Estratégico;
  9. Políticas públicas.

Algumas áreas possuem um pezinho na engenharia, enquanto outras, na matemática e política.

Mercado de Trabalho

Quem se forma em economia consegue encontrar trabalho em diversos segmentos, seja na área de investimentos, seja na elaboração de orçamentos públicos e privados. De todo modo, a área é vasta e lucrativa. 

Duração do curso

Diferente de alguns cursos com duração de 2 anos, como Design Gráfico, RH, Jogos Digitais, a graduação em economia tem duração de 4 anos, isto é, 8 semestres. 

Salário de um economista

Como dito, a área é vasta e lucrativa. O profissional começa ganhando R$ 3.818,00 e pode ganhar até R$ 6.000,00 média salarial no Brasil.

Qual área da economia ganha mais?

As áreas econômicas ambiental, regional e urbanista são as que pagam melhor, dentre todos os setores. 

Especializar-se é uma saída: fazer novos cursos e aprimorar seus conhecimentos. Fique à vontade para fazer um curso de gestão comercial, se quiser. Assim, você aprimora seus conhecimentos e garante mais áreas de trabalho. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *