Comunicação e Marketing: tudo o que você precisa saber
De modo geral, as áreas de Comunicação e Marketing estão explicitamente ligadas. Até porque uma depende da outra, a depender de cada estratégia. Inclusive, há uma pós-graduação voltada somente para este campo de atuação.
Neste artigo, por sua vez, trataremos das duas profissões e falaremos de qual modo elas podem se alinhar. Continue a leitura e confira!
Comunicação
Independente do tipo de comunicação social, seja Jornalismo, seja Publicidade e Propaganda, há diversas áreas de atuação à espera desses profissionais. Além de trabalhar em canais midiáticos, a comunicação dá aos formandos a possibilidade de atuar como redatores.
É neste sentido que entra a ligação com o marketing, já que, normalmente, os redatores trabalham em uma agência de Marketing e Publicidade e Propaganda.
Áreas de atuação
Os profissionais da área de comunicação, as principais áreas de atuação são:
- Marketing Digital;
- Graduação em Relações Internacionais e Publica;
- Publicidade e Propaganda;
- Jornalismo;
- Audiovisual;
- Produção Multimídia.
Um profissional formado em Comunicação chega a ganhar R$ 4.500,00. Dependendo da área, pode ganhar bem mais.
Marketing
O marketeiro tem como objetivo explorar, criar e entregar valor para satisfazer as principais necessidades do mercado. Isso é feito por meio de serviços que interessam os consumidores. Os lucros, neste caso, são feitos para os dois: tanto para os clientes quanto para os empreendedores.
- Social Media;
- Marketing Digital;
- SEO;
- Mídia Paga;
- E-commerce;
- Marketing Offline;
- Agências de Publicidade;
- Produtor de conteúdo.
Um profissional de Marketing chega a ganhar R$ 3.000,00, dependendo da área em que atua. No entanto, a média salarial no Brasil é de R$ 1.814,00.
A área de Comunicação e de Marketing podem se alinhar de diferentes formas. Em campanhas, é extremamente comum que os profissionais da área precisem de redatores, profissionais formados em comunicação, para redigir os textos, e-mails e validar as produções de conteúdo.
O importante é continuar se especializando. Seja uma graduação em design gráfico, seja em jornalismo, todas as profissões exigem aperfeiçoamento e especializações.