Entenda o que é e como funciona o eletrodo no corte a plasma
Na indústria, o corte a plasma é um dos processos de usinagem mais recomendados. Essa tecnologia foi desenvolvida para separar materiais de maneira precisa, rápida e segura. Porém, por mais que seja uma técnica muito desenvolvida, muitas pessoas a desconhecem.
Através de todo o processo eficaz do corte a plasma, existe uma grande complexidade de conceitos e equipamentos, que fazem com que o grande público não entenda do que se trata esse método.
Um desses pontos, extremamente importante, é o eletrodo. Se você ainda tem dúvidas sobre o que é esse item, continue lendo esse artigo.
O que é o eletrodo
O plasma é o quarto estado da matéria. Surge quando o gás atinge temperaturas extremas e as partículas do ar ficam ionizadas.
Esses íons são condutores de eletricidade; no corte com plasma, o responsável por fornecer essa eletricidade ao arco plasmático é o eletrodo de plasma. Esse tipo de corte apenas é utilizado em materiais metálicos que podem conduzir eletricidade. A carga fornecida pelo eletrodo é tão alta que consegue separar o material em questão.
Quais os cuidados necessários com o eletrodo?
O eletrodo fica dentro da tocha de plasma, logo, sua visualização fica impedida durante a execução do serviço. Isso não quer dizer que não devemos nos preocupar com o estado e condição do eletrodo.
No geral, os cuidados devem ser tomados com toda a máquina de corte a plasma e fazer a aferição periódica dos componentes. Após o uso, consulte o eletrodo e veja se há algum defeito apresentado.
O eletrodo tem um ponto de ligação, que é um pequeno inserto em sua ponta. Quando esse inserto começa a se corroer, devido ao uso constante, é recomendado que seja feita a troca do eletrodo.
Quando trocar o eletrodo de plasma
Como todos os consumíveis para plasma, o eletrodo desgasta durante o uso. É necessário estar atento aos sinais que a tocha pode apresentar, além da qualidade de corte. Vejamos alguns indicadores:
Dificuldade do corte ou falha no acionamento da tocha
Se o eletrodo estiver desgastado, ele não fornecerá a carga devida ao cortador de plasma. Caso não haja eletricidade suficiente, o material mostrará resistência ao corte. Em alguns casos, com o inserto do eletrodo tendo avarias, a tocha irá apresentar algumas falhas no funcionamento, como a demora para expelir o plasma.
Mudança na coloração do plasma
A cor do corte de plasma pode ser branca ou amarela, pela grande quantidade de energia emitida e a luz que ela gera. Se houver uma mudança na coloração desse brilho do plasma, como um esverdeamento, provavelmente chegou a hora de trocar o eletrodo.
Escórias ou rebarbas excessivas
O corte a plasma é conhecido por propiciar um corte limpo e preciso. Caso o corte comece a apresentar rebarbas em excesso, ou uma rugosidade muito porosa, há a possibilidade de o eletrodo ser o problema.