Entenda o papel do bombeiro civil na empresa

Entenda o papel do bombeiro civil na empresa

Entenda o papel do bombeiro civil na empresa

Essencial para segurança de empresas e condomínios, o bombeiro civil é o profissional responsável não só pela assistência na prevenção de incêndios, mas também pelo socorro e auxílio em situações de emergência.

Para melhor explicar sobre as funções e atribuições desse profissional, nesse artigo você encontrará maiores informações sobre quando, onde e porque é importante investir na terceirização de bombeiro civil, bem como saber quais as principais funções no ambiente empresarial. 

Atribuições e competências

Aptos a atuar em possíveis situações de incêndios, os bombeiros civis devem conhecer o prédio e suas instalações, traçar rotas de fuga, prestar auxílio e guia para evacuação do local e certificar-se de que todos estejam em segurança nesse aspecto.

Também cabe ao profissional contratado por empresas de segurança patrimonial, assegurar de que todos espaços estejam sinalizados e expostos em mapas apresentados à equipe em assembleias e reuniões extraordinárias. Onde além de informar, ele deve orientar o grupo sobre práticas para evitar acidentes e guiar sobre atitudes a serem tomadas caso incêndios venham a ocorrer.

Primeiros socorros

Além de garantir segurança e controle em situações problema, quem opta pela terceirização de bombeiro civil conta com um profissional apto a prestar primeiros socorros caso alguém da equipe se acidente de alguma forma.

Em seu curso, o bombeiro aprende práticas de socorro, imobilização e remoção segura de vítimas, o que além de tornar o ambiente mais seguro, auxilia na gestão de pessoas e funcionamento da empresa.

Em caso de acidentes, o bombeiro deve prestar atendimento à vítima até que os paramédicos cheguem para atendê-la de forma mais efetiva. Esse movimento pode facilitar atendimentos e em casos mais extremos salvar vidas.

Qualificação e adequações

Por ser um profissional de extrema importância, o ideal é que os interessados busquem sempre por empresas que ofereçam serviços terceirizados e contem com prestadores qualificados e competentes.

Entre os detalhes mais importantes, o recomendado é que os profissionais apresentem seus certificados fornecidos pela ABNT e atestem sua competência para exercer a função com excelência.

Além disso, entre as necessidades desse profissional da segurança patrimonial, também está o uso de uniforme completo de identificação e conhecimento parcial ou total da equipe. Essa é a forma mais fácil de identificá-lo mais facilmente e de que a equipe o siga em casos necessários.

Contratação de bombeiros civis

Para contratar profissionais qualificados, o indicado é que os responsáveis busquem por empresas de bombeiro civil sérias e que contem com uma equipe altamente qualificada. 

Entre as formas possíveis, é interessante que empresas de segurança patrimonial sejam consultadas e que ao contratá-los, profissionais qualificados sejam os escolhidos para operar na segurança de sua organização.

Prover segurança é uma forma de melhor gerir seu comércio, bem como torná-lo ainda melhor para funcionários, clientes e todo grupo presente. Invista em segurança e garanta que além de melhor cuidado, seu ambiente de trabalho esteja seguro e organizado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *