Veja como melhorar a qualidade do corte a plasma
Você sabia que grande parte do PIB, Produto Interno Bruto, é proveniente do setor de metais? Pois, é. Depois que essas substâncias são extraídas do meio ambiente, elas passam pelo corte a plasma para se tornar um produto com utilidade. O método é o mais utilizado pelas indústrias e construções brasileiras, especialmente, por sua enorme precisão e velocidade.
O corte plasma apresenta grandes vantagens para a secção dos metais, mas, para tanto, exige qualidade na operação. Conheça critérios para adotar e melhorar o procedimento, atingindo o objetivo final!
Os consumíveis precisam ser de qualidade
Começamos por um dos pontos mais importantes. É fundamental o uso de consumíveis para plasma de alta qualidade no equipamento de corte, pois apresentam maior duração. E, claro, melhor desempenho. A qualidade da operação está intrinsecamente ligada com os materiais usados, sendo assim, é interessante trocá-los quando parecem desgastados.
Selecione corretamente os consumíveis e a amperagem
Para qualquer atividade que realizamos, faz-se importante saber a fundo sobre o que é utilizado e nesse caso não é diferente. Conheça os consumíveis e saiba qual a amperagem escolher para certas espessuras de chapas. Para alcançar uma velocidade maior, recomenda-se alta amperagem e bico de plasma maior. Se você preza pela qualidade, baixa amperagem e bico pequeno.
Escolha os gases certos para o corte a plasma
A seleção dos gases influencia bastante no processo. No manual do operador é possível conferir essa informação, que pode constar também no guia de configuração rápido ou no guia de referência.
Com os gases adequados, sem dúvidas a produtividade será maior e os riscos do procedimento serão menores.
Faça a montagem adequada da tocha
No corte plasma, você precisa montar corretamente a tocha plasma para chegar em uma boa qualidade. A mesma recomendação é realizada para os processos de soldagem, nos quais o acessório é empregado.
- Faça o alinhamento perfeito;
- Utilize a quantidade suficiente de lubrificante, sem excesso;
- Não fica forçando a capa de proteção.
Posição da tocha e direção do corte
O posicionamento da tocha para corte a plasma, quando efetuado de maneira certeira, proporciona uma maior qualidade. Além disso, é relevante entender que o lado usual da peça sempre será o direito. Já quando se quer fazer um furo, deve-se cortar em sentido anti-horário.
Bom, podemos dizer que para melhorar o resultado do corte a plasma, é preciso se atentar a uma união de fatores. Eles vão desde os materiais utilizados até o manuseio dos equipamentos e acessórios, como a máquina de corte a plasma.