Saiba mais sobre plásticos de engenharia
Os plásticos de material acm fazem parte de um segmento promissor e inovador para a indústria. Nesse sentido, são produtos mais estáveis nas aplicações, oferecendo maior resistência térmica, mecânica, entre outros.
Por isso, entenda melhor como funcionam os plásticos de engenharia e quais as suas principais aplicações.
Quais são as categorias do plástico de engenharia?
Atualmente, os níveis de produção de plástico estão ganhando cada vez mais destaque, principalmente por apresentarem benefícios que aumentam a capacidade de competir no mercado internacional.
Desse modo, a placa acm, por exemplo, está sendo bastante utilizada no revestimento de fachadas industriais, residenciais e comerciais, como também em peças de publicação (painéis luminosos, sinalização, totens, entre outros).
No entanto, existem muitas outras categorias de plásticos de engenharia, são elas: PC (policarbonato), PET (politereftalato de etileno), PETG (politereftalato de etileno glicol), SAN (estireno acrilonitrila), PP (polipropileno), entre outros.
Estes plásticos podem ser utilizados na fabricação de materiais de uso geral, ou seja, itens da indústria que exigem propriedades superiores. Além disso, podem ser aproveitados na aplicação de produtos de alto desempenho.
Quais são a aplicações?
As aplicações dos plásticos de engenharia são diversas, portanto, são utilizados em áreas como medicina, embalagens, mobiliários, utilidades domésticas, prototipagem, impressão 3D, entre outros segmentos.
Outros materiais, como a chapa acm, costumam ser utilizados nas fachadas, principalmente para a colocação de letras caixa e placas.
Além disso, esses produtos ganham destaque na indústria automobilística, aeroespacial, aeronáutica, alimentícia, construção civil, eletroeletrônica, petrolífera e química.
Nesse sentido, a consequência desse grande número de aplicações foi a alta representatividade desses plásticos em quase todos os setores da indústria brasileira.
Quais os principais benefícios do plástico de engenharia?
Em primeiro lugar, é importante destacar que devido às suas propriedades e aplicações, esses materiais podem substituir outros produtos, como cerâmica, aço e metal.
Desse modo, possuem diversas outras vantagens, por exemplo, alta resistência mecânica, estabilidade dimensional, resistência química, resistência ao desgaste, versatilidade, aplicações em variadas temperaturas e possibilidade do desenvolvimento de itens com acabamento em pintura metalizada.
Os plásticos de engenharia já estão dominando o setor industrial, mas também podem ser utilizados em produtos para a sua casa ou empresa. No entanto, é importante realizar algumas pesquisas para verificar se esse material é o ideal para o seu projeto.