Entenda tudo sobre cooperativismo
Você sabe o que significa cooperativismo? Consiste em um modelo organizacional no qual os trabalhadores são, também, donos do próprio negócio. Essa ideia permite a junção de interesses aparentemente adversos, como desenvolvimento econômico e desenvolvimento social.
Mas, o real propósito é que as pessoas cresçam em conjunto, garantindo melhores oportunidades e condições de trabalho mais justas.
Conceito do cooperativismo
O cooperativismo é, basicamente, a colaboração entre indivíduos com interesses em comum. Juntos, são capazes de obter vantagens que dificilmente conseguiriam sozinhas. O modelo surgiu em 1844, na Inglaterra, quando um grupo decidiu montar um armazém. Anos depois, o comércio já contava com mais de 3 mil sócios, enquanto o capital saltou de 28 libras para 152 mil libras.
No Brasil, a cultura cooperativista ganhou fôlego no final do século XIX, em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em 1902, foi fundada em Nova Petrópolis/RS a cooperativa de crédito mais antiga de toda a América Latina.
Funcionamento de uma cooperativa
Como dissemos, sociedades cooperativas são compostas por pessoas que têm uma atividade econômica em comum. Elas visam, principalmente, a prestação de serviços aos associados.
As normas para o funcionamento dessa categoria de empresa estão descritas na Lei n.º 5.764/71, que estabelece a Política Nacional de Cooperativismo.
Os cooperados são responsáveis por definir os rumos do negócio, sendo que todos contém poder de voto em assembleias. Assim, é permitido que as decisões englobem interesses coletivos e individuais. Uma cooperativa de trabalho pode ajudar produtores rurais ou oferecer empréstimos a juros baixos, por exemplo.
Principais ramos de atuação
O cooperativismo faz parte de diferentes áreas, que seguem o ramo de atuação e as demandas dos envolvidos. Os principais segmentos são:
- Agropecuário: abrange as cooperativas de produtores rurais e pescadores, exemplificando. Auxilia na comercialização, armazenamento da produção e possibilita assistência técnica para os associados.
- Crédito: trabalho cooperado que presta serviços financeiros e tem como intuito facilitar a entrada dos participantes no mercado.
- Transporte: envolve profissionais do transporte de passageiros e cargas. Cada modalidade tem suas particularidades.
- Trabalho, Produção de Bens e Serviços: vai do turismo ao beneficiamento de materiais recicláveis. Ou seja, contempla a prestação de serviços especializados.
- Saúde: cooperativas constituídas por médicos, dentistas e demais profissionais da saúde.
- Consumo: cooperativas que viabilizam a aquisição coletiva de produtos ou serviços.
- Infraestrutura: fornece imóveis, rede de telefonia, energia elétrica e outros serviços essenciais.
Os resultados financeiros das cooperativas são aplicados dentro da própria organização. Além disso, sua distribuição é igual para todos os associados, que têm equidade em relação à tomada de decisões.