Como cuidar da suspensão do seu carro?
Você sabia que o seu carro é composto por centenas de componentes, como peças, equipamentos e sistemas? Além das partes mais conhecidas, como peças de motor, embreagem, pneus e rodas, o seu veículo conta com outra parte que deve ser cuidada com muita atenção: a suspensão.
Saiba um pouco mais sobre essa parte do seu carro e conheça algumas dicas de como cuidar.
O que é a suspensão?
Com certeza, você já ouviu falar do sistema de suspensão do seu carro. Mas, você sabe o que ele é? Esse sistema é um conjunto de componentes que atua constantemente para garantir que as rodas do veículo permaneçam em contato com o solo.
A suspensão liga o chassi do carro às quatro rodas, garantindo assim que elas não deixem de estar em contato com o solo. Além disso, esse sistema absorve os impactos sofridos pelas rodas, fazendo com que os ocupantes do veículo sintam o máximo de conforto, até mesmo quando o carro está passando por vias irregulares ou terrenos danificados.
<h2>Quais componentes fazem parte do sistema de suspensão?</h2>
Todos os principais sistemas do seu carro são compostos por uma série de acessórios, equipamentos e peças diferentes. A iluminação automotiva, por exemplo, conta com diferentes lanternas, luzes e faróis. No caso do sistema de suspensão, isso não é diferente, tendo em vista que ele possui diferentes componentes.
A suspensão do seu carro é composta por diferentes elementos flexíveis. Os principais são: amortecedor, bandejas, barra estabilizadora e molas. Essas peças automotivas agem de maneira conjunta para fazer com que o motorista e os passageiros não deixem de ter conforto durante os trajetos, além de garantir estabilidade e proporcionar mais segurança ao veículo.
Como posso cuidar da suspensão do meu carro?
Uma das dicas mais importantes, quando o assunto é cuidar das peças da suspensão de carro, é ficar de olho na quilometragem. Muitas pessoas acabam não dando muita atenção para os quilômetros rodados pelo veículo. Mas, você sabia que a quilometragem pode dizer muito sobre algumas autopeças?
Segundo as próprias montadoras dos veículos ou os fabricantes dos componentes, cada peça tem uma vida útil específica, que pode variar conforme a utilização do veículo e, é claro, o número de quilômetros rodados. Certifique-se de encontrar um mecânico de confiança para inspecionar a suspensão do seu veículo.
Geralmente, pode-se dizer que a inspeção dos componentes do sistema de suspensão do seu carro deve ser feita quando a quilometragem chegar aos 20 mil quilômetros. Lembre-se: os trajetos que você percorre com o seu carro também podem influenciar na hora de fazer a inspeção do sistema de suspensão.
Cuidado com os buracos nas pistas!
Essa dica é muito importante para aqueles que desejam preservar a vida útil desse sistema. Em grandes cidades, é muito comum encontrar ruas e avenidas esburacadas. Tente evitar passar diretamente por cima desses buracos, porque além de conservar o seu carro, você evita que acidentes mais graves aconteçam.
Você sabia que até mesmo os buracos pequenos podem ser um problema para a suspensão do seu carro? O impacto causado pelos buracos faz com que a vida útil dos amortecedores, molas e outros componentes do sistema de suspensão de carro diminua muito.
Evite abusar no peso transportado pelo seu carro!
Se você tem uma picape robusta, que possui uma capacidade de reboque de toneladas, saiba que essa dica também vale para você. Cada carro tem uma capacidade de transporte de cargas (em kgs) específica. Muitas pessoas acabam se importando apenas com o volume de carga transportada, sendo que considerar o peso é algo essencial para preservar o estado do automóvel.
O excesso de peso pode alterar o comportamento do veículo como um todo. Além de diminuir a vida útil do sistema de suspensão, o peso excessivo pode causar acidentes graves, principalmente, em freadas bruscas. Para evitar o pior, certifique-se de distribuir o peso das cargas transportadas pelo seu carro, deixando os objetos mais pesados sempre posicionados ao centro.