Como viajar na pandemia com segurança?
Já são quase dois anos que estamos vivendo uma realidade antes inimaginável, a pandemia do coronavírus. Desde então, as relações com viagens mudaram completamente. Medidas estão sendo tomadas, como isolamento, uso de máscaras e utilização de álcool em gel. Hoje, com a melhora do quadro mundial, há uma flexibilização e comprar milhas está muito vantajoso.
No entanto, ainda é imprescindível seguir algumas recomendações para evitar a contaminação e a disseminação da doença. Sendo assim, como viajar, com segurança, nesse tempo?
Analise o local de destino
Antes de embarcar, procure saber a situação da pandemia em seu destino. Veja a fase pela qual o local está passando, bem como o nível de controle da doença. Principalmente quando falamos em viagens internacionais. Em muitos países, o sistema de saúde é quase inacessível.
Por outro lado, há locais seguros para ir na pandemia. É o caso de Recife, que recebeu o Selo Safe Travels, do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), por seus protocolos sanitários. Se está pensando em fazer um passeio, procure por passagens aereas para Recife, uma excelente opção.
Cuidados básicos de higiene
Em aeroportos, existe um fluxo enorme de pessoas, de diversos lugares e nacionalidades. Portanto, é preciso de cuidado com as superfícies tocadas, sempre lavando as mãos e usando álcool 70% para higienização. Máscaras de proteção são fundamentais e conservar uma distância mínima de 2 metros entre uma pessoa e outra é uma medida importante.
A lavagem das mãos por 20 segundos com água e sabão antes e depois de entrar no avião é importante. Evite, também, tocar os olhos, nariz ou boca. Por exigir e fiscalizar as medidas, Porto Alegre recebeu selo internacional de viagem segura durante o surto de coronavírus. A passagem para porto alegre gira em torno de R$ 150,00.
Realize uma avaliação médica antes de viajar
Passe por um check-up médico antes de sua viagem. É interessante para verificar se está tudo certo com a sua saúde e se as vacinas estão em dia. Afinal, muitas doenças podem começar sem sintomas, se manifestando enquanto você estiver na viagem. Além da preocupação, gera gastos desnecessários.
Imagine a seguinte situação: você compra passagens aereas para Salvador e quando chega na capital da Bahia percebe que está doente… Pois, é. Melhor já ver isso antes, não é mesmo?
Cuide de sua bagagem
Se for preciso despachar sua bagagem, recomendamos evitar aglomerações próximas à esteira. Para que isso seja possível, encape a mala com material personalizado. O objetivo é fazer a higienização, evitando que outras pessoas toquem em seus pertences. Assim a mala também é identificada mais facilmente, a distância.
Fato é que a pandemia mudou muitos hábitos e o cuidado em viagens é mais uma consequência do vírus que assolou o mundo. Mas, com muita luta, será possível vencer essa guerra. Quem sabe viajando?