
Suspensão automotiva: o que saber sobre ela?
Resumidamente, a suspensão automotiva é o conjunto de peças que sustenta os automóveis. Logo, pode-se concluir que é uma das principais partes de um veículo.
A suspensão de carro é responsável por interligar as rodas com os chassis dos carros, garantindo que elas sempre tenham contato com o solo.
O sistema de suspensão é formado por diversos compostos flexíveis. Os principais elementos são: bandejas, amortecedores, molas e barras estabilizadoras.
Qual a função da suspensão automotiva?
Além de garantir o contato das rodas do veículo com o solo, a suspensão também diminui os impactos das próprias rodas. Transmitindo uma sensação de estabilidade para o motorista e os passageiros.
Cada uma das peças da suspensão possui relevância e uma função específica no automóvel. Veja a finalidade de cada uma a seguir:
Amortecedores
Os amortecedores são os principais componentes do sistema. Um amortecedor é responsável por abafar impactos causados por irregularidades no solo. Além disso, faz com que o veículo ande em linha reta.
Barra estabilizadora
Objeto responsável por fornecer solidez ao carro, especialmente quando esse se encontra em alta velocidade. Fixada no veículo através de bieletas (instrumento parecido com uma haste) e buchas
Molas
As molas também são auto peças extremamente importantes. Com os amortecedores, minimizam os desníveis da pista.
Bandejas
A bandeja -ou braço oscilante- é o instrumento com maior número de funções no sistema. Sendo eles: realizar o alinhamento das rodas, fazer com que elas realizem movimentos verticais, controlar movimentos de frenagem e arranques, e resistir a forças laterais nas curvas.
Quais são os tipos de suspensão automotiva?
Existem vários tipos de suspensões. Cada veículo necessita de um sistema de suspensão próprio. Assim como os compostos citados anteriormente, é possível comprá-los em um distribuidor de peças de motor, dentre os principais podemos destacar:
Suspensão ativa
Composta por sensores responsáveis por elaborar dados e enviá-los para o computador de bordo, minimizando os impactos de desníveis. Ao contrário do que ocorre com suspensões tradicionais, que não possuem sensores e utilizam dados já estabelecidos.
Triângulo Duplo
Possui alto nível de firmeza e é composta por dois braços em forma de “V”, o que remete a um triângulo.
MacPherson
Criada pelo americano Earlee Steele MacPherson na década de 40, possui mola helicoidal, braços transversais, amortecedores e barra estabilizadora. Sendo usada normalmente na parte dianteira dos veículos
Multilink
Nesse sistema, a peça responsável por segurar a roda, está conectada ao carro por vários braços. Similar ao sistema de triângulo duplo, porém mais avançado.